Sage, LaTeX e Companheiros#

AUTOR: Rob Beezer (2010-05-23)

O Sage e o dialeto LaTeX do TeX tem um relacionamento sinergético intenso. Esta seção tem como objetivo introduzir as diversas formas de interação entre eles, começado pelas mais básicas e indo até as menos usuais. (Logo você pode não querer ler esta seção inteira na sua primeira passagem por este tutorial.)

Panorama Geral#

Pode ser mais fácil entender os vários usos do LaTeX com um panorama geral sobre os três principais métodos usados pelo Sage.

  1. Todo objeto no Sage possui uma representação em LaTeX. Você pode acessar essa representação executando, no Notebook ou na linha de comando do Sage, latex(foo) where foo é algum objeto no Sage. O resultado é uma string que deve fornecer uma representação razoável de foo no modo matemático em LaTeX (por exemplo, quando cercado por um par de símbolos $). Alguns exemplos disso seguem abaixo.

    Dessa forma, o Sage pode ser usado efetivamente para construir partes de um documento LaTeX: crie ou calcule um objeto no Sage, imprima latex() do objeto e copie-e-cole o resultado no seu documento.

  2. A interface Notebook é configurada para usar o MathJax para representar fórmulas matemáticas de forma clara em um web navegador. O MathJax é uma coleção de rotinas em JavaScript e fontes associadas. Tipicamente esses fontes ficam armazenadas em um servidor e são enviadas para o navegador juntamente com a página onde elas estão sendo usadas. No caso do Sage, o Notebook está sempre conectado a um servidor usado para executar os comando do Sage, e esse servidor também fornece as fontes do MathJax necessárias. Logo não é necessário configurar nada mais para ter formulas matemáticas representadas no seu navegador quando você usa o Notebook do Sage.

    O MathJax é implementado para representar um subconjunto grande, mas não completo, do TeX. Ele não suporta objetos como, por exemplo, tabelas complicadas e seções, e é focado para representar acuradamente pequenas fórmulas em TeX. A representação automática de fórmulas matemáticas no Notebook é obtida convertendo a representação latex() de um objeto (como descrito acima) em uma forma de HTML mais adequada ao MathJax.

    Como o MathJax usa as suas próprias fontes de tamanho variável, ele é superior a outros métodos que convertem equações, ou outros pequenos trechos de TeX, em imagens estáticas.

  3. Na linha de comando do Sage, ou no Notebook quando o código em LaTeX é complicado demais para o MathJax processar, uma instalação local do LaTeX pode ser usada. O Sage inclui quase tudo que você precisa para compilar e usar o Sage, mas uma exceção significativa é o TeX. Então nessas situações você precisa ter o TeX instalado, juntamente com algumas ferramentas de conversão, para usar os recursos completos.

Aqui nós demonstramos alguns usos básicos da função latex().

sage: var('z')
z
sage: latex(z^12)
z^{12}
sage: latex(integrate(z^4, z))
\frac{1}{5} \, z^{5}
sage: latex('a string')
\text{\texttt{a{ }string}}
sage: latex(QQ)
\Bold{Q}
sage: latex(matrix(QQ, 2, 3, [[2,4,6],[-1,-1,-1]]))
\left(\begin{array}{rrr}
2 & 4 & 6 \\
-1 & -1 & -1
\end{array}\right)

A funcionalidade básica do MathJax é em sua maior parte automática no Notebook, mas nós podemos demonstrar esse suporte parcialmente com a classe MathJax. A função eval dessa classe converte um objeto do Sage em sua representação LaTeX e adiciona HTML que por sua vez evoca a classe “matemática” do CSS, a qual então emprega o MathJax.

sage: from sage.misc.html import MathJax
sage: js = MathJax()
sage: var('z')
z
sage: js(z^12)
<html>\[z^{12}\]</html>
sage: js(QQ)
<html>\[\newcommand{\Bold}[1]{\mathbf{#1}}\Bold{Q}\]</html>
sage: js(ZZ[x])
<html>\[\newcommand{\Bold}[1]{\mathbf{#1}}\Bold{Z}[x]\]</html>
sage: js(integrate(z^4, z))
<html>\[\frac{1}{5} \, z^{5}\]</html>

Uso Básico#

Como indicado acima, a forma mais simples de explorar o suporte do Sage para o LaTeX é usando a função latex() para criar código LaTeX para representar objetos matemáticos. Essas strings podem então ser incorporadas em documentos LaTeX. Isso funciona igualmente no Notebook ou na linha de comando do Sage.

No outro extremo está o comando view(). Na linha de comando do Sage o comando view(foo) irá criar a representação em LaTeX de foo, incorporar isso em um documento simples em LaTeX, e então processar o documento usando o LaTeX em seu sistema. Por fim, o visualizador apropriado será aberto para apresentar o documento gerado. Qual versão do TeX é usada, e portanto as opções para a saída e visualizador, podem ser personalizados (veja Personalizando o Processamento em LaTeX).

No Notebook, o comando view(foo) cria uma combinação apropriada de HTML e CSS para que o MathJax mostre a representação em LaTeX na folha de trabalho. Para o usuário, ele simplesmente cria uma versão cuidadosamente formatada do resultado, distinta da saída padrão em modo texto do Sage. Nem todo objeto no Sage possui uma representação em LaTeX adequada às capacidades limitadas do MathJax. Nesses casos, a interpretação pelo MathJax pode ser deixada de lado, e com isso o LaTeX do sistema é chamado, e o resultado dessa chamada é convertido em uma imagem que é inserida na folha de trabalho. Como alterar e controlar esse processo é discutido abaixo na seção Personalizando a Criação de Código LaTeX.

O comando interno pretty_print() ilustra a conversão de objetos do Sage para HTML que emprega o MathJax no Notebook.

sage: pretty_print(x^12)
x^12
sage: pretty_print(integrate(sin(x), x))
-cos(x)

O Notebook tem outros dois recursos para empregar o TeX. O primeiro é o botão “Typeset” bem acima da primeira célula da folha de trabalho, à direita dos quatro menus de opções. Quando selecionado, o resultado de qualquer cálculo vai ser interpretado pelo MathJax. Note que esse efeito não é retroativo – células calculadas anteriormente precisam ser recalculadas para ter o resultado representado pelo MathJax. Essencialmente, selecionar o botão “Typeset” é equivalente a aplicar o comando view() ao resultado de cada célula.

Um segundo recurso disponível no Notebook é possibilidade de inserir código TeX para fazer anotações na folha de trabalho. Quando o cursos esta posicionado entre células de modo que uma barra azul fica visível, então shift+clique irá abrir um mini processador de texto, TinyMCE. Isso permite digitar texto, usando um editor WSISYG para criar HTML e CSS. Logo é possível inserir texto formatado para complementar a folha de trabalho. Todavia, texto entre símbolos $, ou $$, é interpretado pelo MathJax como “inline” ou “display math” espectivamente.

Personalizando a Criação de Código LaTeX#

Exitem várias formas de personalizar o código LaTeX gerado pelo comando latex(). No Notebook e na linha de comando existe um objeto pré-definido chamado latex que possui diversos métodos, os quais você pode listar digitando latex., seguido da tecla tab (note a presença do ponto).

Um bom exemplo é o método latex.matrix_delimiters. Ele pode ser usado para alterar a notação de matrizes – parênteses grandes, colchetes, barras verticais. Nenhuma noção de estilo é enfatizada, você pode configurar como desejado. Observe como as barras invertidas usadas em LaTeX requerem uma barra adicional para que elas não sejam interpretadas pelo Python como um comando (ou seja, sejam implementadas simplesmente como parte de uma string.

sage: A = matrix(ZZ, 2, 2, range(4))
sage: latex(A)
\left(\begin{array}{rr}
0 & 1 \\
2 & 3
\end{array}\right)
sage: latex.matrix_delimiters(left='[', right=']')
sage: latex(A)
\left[\begin{array}{rr}
0 & 1 \\
2 & 3
\end{array}\right]
sage: latex.matrix_delimiters(left='\\{', right='\\}')
sage: latex(A)
\left\{\begin{array}{rr}
0 & 1 \\
2 & 3
\end{array}\right\}

O método latex.vector_delimiters funciona de forma similar.

A forma como anéis e corpos comuns podem ser representados pode ser controlada pelo método latex.blackboard_bold. Esses conjuntos são representados por padrão em negrito, mas podem opcionalmente ser escritos em letras duplas como é comum em trabalhos escritos. Isso é obtido redefinindo a macro \Bold{} que faz parte do Sage.

sage: latex(QQ)
\Bold{Q}
sage: from sage.misc.html import MathJax
sage: js = MathJax()
sage: js(QQ)
<html>\[\newcommand{\Bold}[1]{\mathbf{#1}}\Bold{Q}\]</html>

sage: latex.blackboard_bold(True)
sage: js(QQ)
<html>\[\newcommand{\Bold}[1]{\mathbb{#1}}\Bold{Q}\]</html>
sage: latex.blackboard_bold(False)

É possível aproveitar os recursos do TeX adicionando novas funções (macros em inglês) e novos pacotes. Primeiro, funções individuais podem ser adicionadas para serem usadas quando o MathJax interpreta pequenos trechos de códigos TeX no Notebook.

sage: latex.extra_macros()
''
sage: latex.add_macro("\\newcommand{\\foo}{bar}")
sage: latex.extra_macros()
'\\newcommand{\\foo}{bar}'
sage: var('x y')
(x, y)
sage: latex(x+y)
x + y
sage: from sage.misc.html import MathJax
sage: js = MathJax()
sage: js(x+y)
<html>\[\newcommand{\foo}{bar}x + y\]</html>

Macros adicionais usadas dessa forma serão também usadas eventualmente se a versão do TeX no seu sistema for usada para lidar com algo muito complicado para o MathJax. O comando latex_extra_preamble é usado para construir o preambulo de um documento completo em LaTeX. Ilustramos a seguir como fazer isso. Novamente note a necessidade de barras invertidas duplas nas strings do Python.

sage: latex.extra_macros('')
sage: latex.extra_preamble('')
sage: from sage.misc.latex import latex_extra_preamble
sage: print(latex_extra_preamble())
\newcommand{\ZZ}{\Bold{Z}}
...
\newcommand{\Bold}[1]{\mathbf{#1}}
sage: latex.add_macro("\\newcommand{\\foo}{bar}")
sage: print(latex_extra_preamble())
\newcommand{\ZZ}{\Bold{Z}}
...
\newcommand{\Bold}[1]{\mathbf{#1}}
\newcommand{\foo}{bar}

Novamente, para expressões grandes ou mais complicadas do LaTeX, é possível adicionar pacotes (ou qualquer outra coisa) ao preambulo do arquivo LaTeX. Qualquer coisa pode ser incorporada no preambulo com o comando latex.add_to_preamble, e o comando mais especializado latex.add_package_to_preamble_if_available irá primeiro verificar se certo pacote está realmente disponível antes de adicioná-lo ao preambulo

Agora adicionamos o pacote geometry ao preambulo e usamos ele para definir o tamanho da região na página que o TeX vai usar (efetivamente definido as margens). Novamente, observe a necessidade de barras duplas nas strings do Python.

sage: from sage.misc.latex import latex_extra_preamble
sage: latex.extra_macros('')
sage: latex.extra_preamble('')
sage: latex.add_to_preamble('\\usepackage{geometry}')
sage: latex.add_to_preamble('\\geometry{letterpaper,total={8in,10in}}')
sage: latex.extra_preamble()
'\\usepackage{geometry}\\geometry{letterpaper,total={8in,10in}}'
sage: print(latex_extra_preamble())
\usepackage{geometry}\geometry{letterpaper,total={8in,10in}}
\newcommand{\ZZ}{\Bold{Z}}
...
\newcommand{\Bold}[1]{\mathbf{#1}}

Um pacote pode ser adicionado juntamente com a verificação de sua existência, da seguinte forma. Como um exemplo, nós ilustramos uma tentativa de adicionar ao preambulo um pacote que supostamente não existe.

sage: latex.extra_preamble('')
sage: latex.extra_preamble()
''
sage: latex.add_to_preamble('\\usepackage{foo-bar-unchecked}')
sage: latex.extra_preamble()
'\\usepackage{foo-bar-unchecked}'
sage: latex.add_package_to_preamble_if_available('foo-bar-checked')
sage: latex.extra_preamble()
'\\usepackage{foo-bar-unchecked}'

Personalizando o Processamento em LaTeX#

É também possível controlar qual variação do TeX é usada quando a versão do sistema for evocada, logo influenciando também o resultado. De forma similar, é também possível controlar quando o Notebook irá usar o MathJax (trechos simples em TeX) ou a versão do TeX do sistema (expressões mais complicadas).

O comando latex.engine() pode ser usado para controlar de os executáveis latex, pdflatex ou xelatex do sistema são usados para processar expressões mais complicadas. Quando view() é chamado na linha de comando do Sage e o processador é definido como latex, um arquivo dvi é produzido e o Sage vai usar um visualizador de dvi (como o xdvi) para apresentar o resultado. Por outro lado, usando view() na linha de comando do Sage, quando o processador é definido como pdflatex, irá produzir um PDF e o Sage vai executar o programa disponível no seu sistema para visualizar arquivos PDF (acrobat, okular, evince, etc.).

No Notebook, é necessário interver na decisão de se o MathJax vai interpretar trechos em TeX, ou se o LaTeX do sistema deve fazer o trabalho se o código em LaTeX for complicado demais. O dispositivo é uma lista de strings, que se forem encontradas em um trecho de código LaTeX sinalizam para o Notebook usar o LaTeX (ou qualquer executável que for definido pelo comando latex.engine()). Essa lista é gerenciada pelos comandos latex.add_to_mathjax_avoid_list e latex.mathjax_avoid_list.

sage: # not tested
sage: latex.mathjax_avoid_list([])
sage: latex.mathjax_avoid_list()
[]
sage: latex.mathjax_avoid_list(['foo', 'bar'])
sage: latex.mathjax_avoid_list()
['foo', 'bar']
sage: latex.add_to_mathjax_avoid_list('tikzpicture')
sage: latex.mathjax_avoid_list()
['foo', 'bar', 'tikzpicture']
sage: latex.mathjax_avoid_list([])
sage: latex.mathjax_avoid_list()
[]

Suponha que uma expressão em LaTeX é produzida no Notebook com o comando view() ou enquanto o botão “Typeset” está selecionado, e então reconhecida, através da “lista de comandos a serem evitados no MathJax”, como necessitando a versão do LaTeX no sistema. Então o executável selecionado (como especificado por latex.engine()) irá processar o código em LaTeX. Todavia, em vez de então abrir um visualizador externo (o que é o comportamento na linha de comando), o Sage irá tentar converter o resultado em uma imagem, que então é inserida na folha de trabalho como o resultado da célula.

Exatamente como essa conversão é feita depende de vários fatores – qual executável você especificou como processador e quais utilitários de conversão estão disponíveis no seu sistema. Quatro conversores usuais que irão cobrir todas as ocorrências são o dvips, ps2pdf, e dvipng, e do pacote ImageMagick, o convert. O objetivo é produzir um arquivo PNG para ser inserido de volta na folha de trabalho. Quando uma expressão em LaTeX pode ser convertida com sucesso em um arquivo dvi pelo processador LaTeX, então o dvipng deve dar conta da conversão. Se a expressão em LaTeX e o processador especificado criarem um arquivo dvi com conteúdo especial que o dvipng não pode converter, então o dvips vai criar um arquivo PostScript. Esse arquivo PostScript, ou um PDF criado por pelo processador pdflatex, é então convertido em um arquivo dvi pelo programa convert. A presença de dois desses conversores pode ser testado com as rotinas have_dvipng() e have_convert().

Essas conversões são feitas automaticamente se você tiver os conversores necessários instalados; se não, então uma mensagem de erro é impressa dizendo o que está faltando e onde obter.

Para um exemplo concreto de como expressões complicadas em LaTeX podem ser processadas, veja o exemplo na próxima seção (Exemplo: Grafos Combinatoriais com tkz-graph) para usar o pacote tkz-graph para produzir ilustrações de grafos combinatoriais de alta qualidade. Para outros exemplos, existem alguns casos teste incluídos no Sage. Para usá-los, é necessário importar o objeto sage.misc.latex.latex_examples, que é uma instância da classe sage.misc.latex.LatexExamples, como mostrado abaixo. Essa classe possui exemplos de diagramas comutativos, grafos combinatoriais, teoria de nós e pstricks, os quais respectivamente testam os seguintes pacotes: xy, tkz-graph, xypic, pstricks. Após importar o objeto, use completamento tab em latex_examples para ver os exemplos disponíveis. Ao carregar um exemplo você irá obter explicações sobre o que é necessário para fazer o conteúdo do exemplo ser exibido corretamente. Para de fato ver os exemplos, é necessário usar view() (uma vez que o preambulo, processador, etc. estão configurados corretamente).

sage: from sage.misc.latex import latex_examples
sage: latex_examples.diagram()
LaTeX example for testing display of a commutative diagram produced
by xypic.

To use, try to view this object -- it will not work.  Now try
'latex.add_to_preamble("\\usepackage[matrix,arrow,curve,cmtip]{xy}")',
and try viewing again. You should get a picture (a part of the diagram arising
from a filtered chain complex).

Exemplo: Grafos Combinatoriais com tkz-graph#

Ilustrações de alta qualidade de grafos combinatoriais (daqui por diante, simplesmente grafos) são possíveis com o pacote tkz-graph. Esse pacote baseia-se no tikz front-end da biblioteca pgf. Logo todos esses componentes precisam ser parte de uma instalação completa do LaTeX em seu sistema, e pode acontecer que alguns desses componentes não estejam em sua versão mais recente em algumas distribuições do TeX. Logo, para melhores resultados, seria necessário ou recomendável instalar esses pacotes como parte do seu diretório texmf pessoal. Criar, manter e personalizar uma instalação do TeX no sistema ou em um diretório pessoal vai além do escopo deste documento, mas deve ser fácil encontrar instruções para isso. Os arquivos necessários estão listados em Uma Instalação Completa do TeX.

Portanto, para começar precisamos nos certificar que os pacotes relevantes estão incluídos adicionando-os ao preambulo do eventual documento LaTeX. As imagens dos grafos não são formadas corretamente quando um arquivo dvi é usando como formato intermediário, logo é melhor definir o processador do LaTeX como pdflatex. A esta altura um comando como view(graphs.CompleteGraph(4)) deve funcionar na linha de comando do Sage e produzir um PDF com a imagem completa do grafo \(K_4\).

Para uma experiência semelhante no Notebook, é necessário desabilitar o processador MathJax para o código LaTeX do grafo usando a “lista de comandos a serem evitados pelo MathJax”. Grafos são criados usando o ambiente tikzpicture, logo essa uma boa escolha para uma string a ser incluída na lista que acabamos de mencionar. Agora, view(graphs.CompleteGraph(4)) em uma folha de trabalho deve executar o pdflatex para criar um PDF e então o programa convert para obter um gráfico PNG que vai ser inserido na folha de trabalho. Os seguintes comandos ilustram os passos para obter grafos processados pelo LaTeX no Notebook.

sage: from sage.graphs.graph_latex import setup_latex_preamble
sage: setup_latex_preamble()
sage: latex.extra_preamble() # random - depends on system's TeX installation
'\\usepackage{tikz}\n\\usepackage{tkz-graph}\n\\usepackage{tkz-berge}\n'
sage: latex.engine('pdflatex')
sage: latex.add_to_mathjax_avoid_list('tikzpicture')  # not tested
sage: latex.mathjax_avoid_list()                      # not tested
['tikz', 'tikzpicture']

Agora, um comando como view(graphs.CompleteGraph(4)) deve produzir um gráfico do grafo no Notebook, tendo usado pdflatex para processar os comandos do tkz-graph para construir o grafo. Note que há diversas opções que afetam o resultado do gráfico obtido usando o LaTeX via tkz-graph, o que mais uma vez está além do escopo desta seção (veja a seção do Manual de Referência com título “Opções do LaTeX para Grafos” para instruções e detalhes).

Uma Instalação Completa do TeX#

Vários dos recursos avançados de integração do TeX com o Sage requerem uma instalação do TeX em seu sistema. Várias versões do Linux possuem pacotes do TeX baseados no TeX-live, para o OSX existe o TeXshop e para o windows existe o MikTex. O utilitário convert é parte do ImageMagick (que deve ser um pacote na sua versão do Linux ou ser fácil de instalar), e os três programas dvipng, ps2pdf, e dvips podem estar incluídos na sua distribuição do TeX. Os dois primeiros podem também ser obtidos em, respectivamente, http://sourceforge.net/projects/dvipng/ e como parte do Ghostscript.

A criação de grafos combinatoriais requer uma versão recente da biblioteca PGF, e o arquivo tkz-graph.sty, que está disponível em https://www.ctan.org/pkg/tkz-graph, os arquivos tkz-arith.sty e talvez tkz-berge.sty, que estão disponíveis em https://www.ctan.org/pkg/tkz-berge.

Programas Externos#

Existem três programas disponíveis para integrar ainda mais o TeX e o Sage. O primeiro é o sagetex. Uma descrição concisa do sagetex é que ele é uma coleção de funções do TeX que permitem incluir em um documento LaTeX instruções para usar o Sage para calcular vários objetos, e/ou formatar objetos usando o comando latex() existente no Sage. Logo, como um passo intermediário para compilar um documento LaTeX, todos os recursos computacionais e de formatação do Sage podem ser executados automaticamente. Como um exemplo, um exame matemático pode manter uma correspondência entre questões e respostas usando o sagetex para fazer cálculos com o Sage. Veja Usando o SageTeX para mais informações.